Faxina Ecológica: cuidados naturais para casa

(tempo de leitura: 4 min.)


Precisamos falar sobre os produtos de limpeza!


Lavanderia lotada de produtos: detergente, sabão em pó, amaciante, alvejante, desinfetante, desengordurante, água sanitária, limpador multiuso, desinfetante de vaso sanitário, desentupidor de pia, limpa vidros, lustra móveis… e tantos outros. só pra citar os mais básicos.

Será que dá para eliminar/substituir tudo isso por produtos naturais?

Muitas pessoas podem responder que a praticidade não tem preço! Ainda que a praticidade de manter e usar todo esse acervo da lavanderia seja questionável, a questão aqui é outra.

Será que nessa conta do “não tem preço” entrou o custo do enorme prejuízo à saúde que sabidamente causam os produtos de limpeza? o prejuízo à saúde das crianças? entrou na conta toda a poluição tóxica que escoa pelos ralos até os cursos d’água? entrou na conta o quanto o estímulo de propaganda para esse tipo de consumo existe apenas para gerar dividendos a uma certa indústria poderosa, e não para de fato tornar sua vida mais prática? entrou na conta o gigantesco impacto ambiental dessa indústria, toda baseada em químicos nocivos e em embalagens plásticas?

Infelizmente, a conta não fecha.


Cuidar do lar é preciso! Porém, hoje o modo convencional de se fazer isso está nos intoxicando. O que antes se fazia com poucos produtos básicos, agora envolve possuir um grande armário para armazenar o arsenal de produtos de alto desempenho. Inúmeros produtos, inúmeras funções específicas a serem atendidas.

A casa ainda é a mesma, mas o cheiro é mais sintético e o lixo muito maior. O custo? Não é barato. Mas o mais alto certamente é o que se paga pela nossa saúde!  

Tente substituir tudo isso por: vinagre, bicarbonato de sódio, álcool, sabão de coco, sabão de óleo usado e água!

Na foto, sabão de coco natural e artesanal, sabão ecológico (óleo usado + coco), sabão em pó feito com o sabão de coco ralado + bicarbonato de sódio, pó de limpeza com bicarbonato e plantas secas em pó, desinfetante natural a base de tintura de melaleuca, vinagre e água.


Quando optamos pelo modo natural nos libertamos! Pode até ser prazeroso, quem sabe? É nossa responsabilidade, bem-estar e aconchego. Seria melhor se não precisasse limpar, mas… também é parte de nós, do nosso modo de vida, do modo como cuidamos da nossa casa CORPO, da nossa casa LAR, da nossa casa TERRA. Como você tem cuidado das suas casas?

Sim! É possível se livrar da quimiquera toda e fazer um detox na casa! E também pode ser muito prático, mesmo sendo feito por você.

E ainda da pra incrementar e ir aprimorando, melhorar muito o seu desempenho aprendendo a fazer receitinhas a partir desses básicos. Incluir tinturas de diversas ervas como eucalipto, cravo, casca de laranja, limão, mexerica. Usar vinagres naturais e até fazê-los em casa, usar óleos e ceras vegetais, óleos essenciais, plantas em pó, sumo de limão, bucha vegetal, dentre diversas outras opções bem práticas. São apenas elementos que já fazem parte do nosso cotidiano, ficam na cozinha e não tem contraindicação!

FAXINA ECOLÓGICA

+ barato + espaço + autonomia + saúde + plantas


– tóxicos – lixo – compras – propaganda – químicos

para baixar, aprender e se aventurar!

Preparamos um material bem prático e acessível, totalmente gratuito e digital, para que você possa se sensibilizar sobre a urgente necessidade de abandonar de vez os produtos de limpeza convencionais.

Liberte-se! Comece a preparar seus próprios produtos com ingredientes conhecidos, biodegradáveis e não nocivos à nossa saúde e do planeta!

São informações motivadoras, várias dicas práticas e 11 receitas naturebas (que funcionam!) para te auxiliar na limpeza da casa e trazer mais consciência, liberdade e saúde às tarefas domésticas do dia-a-dia.

Acesse o link, faça o cadastro e baixe gratuitamente aqui.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: